Cachaça: A bebida que é a cara do Brasil

Bebida tipicamente brasileira, a cachaça tem sua origem nos primeiros anos de colonização do país. Nessa época, os engenhos de cana de açúcar no Brasil viviam uma grande fase, sendo o alicerce econômico da colonização portuguesa no Brasil entre os séculos XVI e XVII.

No processo de fabricação do açúcar, a criatividade dos escravos que trabalhavam nos engenhos de açúcar possibilitou a descoberta da nova bebida: a espuma que boiava nos tachos em que era fervido o suco da cana originou a cachaça, o primeiro destilado da América Latina.

A bebida tornou-se paixão nacional e símbolo do Brasil. Do tempo dos escravos até agora, muita coisa mudou: os processos se sofisticaram e a cachaça passou a adotar padrões de qualidade internacionais. O resultado é que hoje vários lugares do mundo também aderiram à cachaça: o destilado brasileiro tem ganhado cada vez mais espaço nas festas e mesas de bar de diversos países, sendo consumido por quem aprecia a bebida pura ou em forma de drinques, como a famosa caipirinha.

Feita da mistura de cachaça, limão, açúcar e gelo, a caipirinha é um dos coquetéis mais apreciados no Brasil e no mundo. Simples e refrescante, o drink caiu do gosto popular e ganhou respeito de especialistas: a Associação Internacional de Bartenders elegeu a caipirinha como um dos coquetéis oficiais da entidade.